sexta-feira, 24 de abril de 2009

35 anos de 25 de Abril!

E já lá vão 35 anos! 35 anos de liberdade, 35 anos de democracia, 35 anos de evolução política, social e económica.
E já lá vão 35 anos de 25 de Abril!

Momento histórico e único para aqueles que o viveram e para aqueles que sofreram as iras da ditadura, o 25 De Abril de 1974, foi, é e será sempre um marco fundamental na nossa história. Enquanto jovem de uma geração pós – 74, imagino de forma quase electrizante aqueles que foram os episódios de uma luta desigual e feroz. Mas é também com muito orgulho que penso nesses homens e mulheres que com bravura e persistência combateram o regime, possibilitando assim que estivéssemos todos aqui, a comemorar Abril!

E já lá vão 35 anos! Hoje, tudo parece fácil. A nossa região goza de uma Autonomia Político-administrativa que nos permite eleger de 4 em 4 anos os nossos representantes à Assembleia Legislativa Da Região Autónoma Dos Açores e garantir um executivo, o Governo Regional, que aplica o discutido, votado e aprovado naquela Assembleia.
Ao 25 de Abril devemos assim o nosso modelo Autonómico e Democrático!

E já lá vão 35 anos! 35 anos de conquistas, 35 anos de desafios, 35 anos de constantes batalhas. Abril trouxe-nos direitos e deveres fundamentais, que consagrados na Constituição da República Portuguesa revelam per si a exclusividade dos mesmos. Pena é, que muitos há, que não compreendam essa qualidade, tentando assim defraudar esses direitos e esses deveres. Mas o PCP, enquanto força política interveniente na sociedade, está atenta e jamais permitirá que as conquistas de Abril se dissipem.

E já lá vão 35 anos! Enquanto jovem e membro da JCP, vivo e comemoro Abril com o mesmo entusiasmo de todos aqueles que realmente o viveram. Porém nem todos os jovens de hoje sentem o que eu sinto, nem todos os jovens de hoje compreendem a sua evocação, nem todos os jovens de hoje conhecem a sua história. E é por isso, que cabe a todos nós, militantes, não militantes, simpatizantes, apoiantes e mesmo não apoiantes da CDU, alertar, explicar, defender e valorizar, junto desses jovens o 25 de Abril de 1974.

É neste sentido que a JCP Açores sente que tem um papel essencial nessa missão, primeiro porque faz parte de um partido que sempre teve um papel activo na luta contra a ditadura e os oprimidos, segundo porque temos consciência dos nossos deveres sociais, enquanto membros de uma organização político – partidária. A JCP Açores tudo fará para cumprir este objectivo com sucesso. Temos consciência das dificuldades, mas estamos imbuídos do espírito positivo que Abril trouxe a todos aqueles que se debateram corajosamente pela liberdade e democracia.

E já lá vão 35 anos! É por isso que a mensagem que vos quero deixar é acima de tudo uma mensagem de esperança e de continuidade. Abril não acabou, a luta continua!

25 De Abril sempre!
Viva à liberdade e à democracia!
Fernando Decq Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário

Discuta. Opine. Tome partido. Não insulte.